Online Telecom

Fibra óptica: como funciona e por que é mais rápida e estável?

Com o rápido avanço da tecnologia as pessoas estão cada vez mais conectadas. São diversas redes sociais, vídeos, pesquisas, plataformas de streaming, jogos… 

Segundo levantamento anual feito pela FGV, no Brasil temos mais celulares que habitantes, com uma média de 2  smartphones por pessoa. 

Como resultado desse crescimento, surgiu uma alta demanda por conexão à internet que seja rápida, estável e que atenda a necessidade de toda família sem perder a qualidade. 

Em resposta a essa necessidade, os cabos de fibra óptica ganharam muita visibilidade porque substituem os fios de cobre e servem para aumentar a velocidade de transmissão de informação digital.

O que é fibra óptica e porque ela transmite os dados em alta velocidade?


A fibra óptica é um cabo fino e flexível usado para transmitir dados na velocidade da luz (muito rápido!) Estes cabos, com a espessura semelhante à do cabelo humano, são feixes de “fios de vidro” extremamente puros revestidos em duas camadas de plástico reflexivo. Os dados são transmitidos rapidamente porque diferente dos fios de cobre, a fibra não sofre com a interferência do eletromagnetismo.

Vantagens/benefícios de ter internet fibra óptica:
  • Como o material é isolante, as fibras não sofrem interferências eletromagnéticas, resultando assim em uma conexão estável com perda mínima de informações.

  • São muito eficientes para quem deseja uma rede com alta privacidade, pois o caráter isolante faz delas um meio bastante seguro para o transporte de dados. 

  • Rede externa com facilidade de manutenção, ou seja, se houver algum problema externo a resolução é rápida e logo sua conexão é restabelecida. 

  • O custo-benefício é excelente, tendo em vista a qualidade da conexão e a durabilidade do material, que não oxida nem corrói como o cobre.


Tipos de fibra óptica: 

A diferença entre as duas é mínima, mas são diferenças que interferem na qualidade, distância e velocidade do sinal. 

fonte: Apostila Curso Técnico em Informática - Seduc


Monomodo 

Entre as grandes vantagens da fibra monomodo estão: a velocidade superior a multimodo, maior alcance de sinal e menor taxa de perda. Eles são capazes de transmitir dados com uma velocidade de até 40 GB/s a centenas de quilômetros com pouca perda de integridade. Para distâncias maiores, o cabo pode levar dados a velocidades de até 10 GB/s. Fabricar um cabo de fibra tão fino (cerca de 0,008mm) é dispendioso, tornando-o muito caro. Contudo, a excelente qualidade e a velocidade que ela entrega compensam o investimento de fabricação. 


Multimodo 

Embora haja uma perda maior de dados devido à reflexão, os cabos multimodo possuem um benefício que diminui os custos dos provedores que utilizam: eles são fáceis de trabalhar e alinhar em caso de emendas e conectores. A fibra multimodo alcança de até 550 m com prováveis perdas de dados em sua transmissão devido seus pontos de reflexão nas paredes do núcleo. 


Compartilhe esse conteúdo com um amigo!

Não preciso nem dizer que o que é bom deve ser compartilhado, né? 


Agora que você completou a leitura e está dominando a temática abordada, chegou a sua vez de fazer a diferença.


 Envie esse conteúdo diretamente para um amigo ou poste nas suas redes sociais para que mais pessoas tirem todas as dúvidas sobre Fibra Óptica!

Compartilhar